
ScratchJr – 5 a 7 anos
O ScratchJr será a ferramenta para usar e aprender a nova literacia – a programação. Com este jogo, os formandos criam as suas próprias histórias e jogos interactivos. Identificam blocos de programação gráficos necessários para desenvolverem os cenários que imaginaram e soluções para cenários apresentados – figuras que andam, saltam, dançam e cantam, entre outras ações – e depois usarem os blocos de programação para dar vida às suas criações.
Objetivos:
Com a conclusão deste curso, os formandos serão capazes de interagir, explorar e estruturar o pensamento lógico e sequencial com blocos de programação gráfica e criar as suas próprias histórias e jogos interativos, desenvolvendo a criatividade e raciocínio.
Scratch – 7 a 12 anos
O Scratch será a aplicação online para usar e explorar o raciocínio lógico e operacional da programação. Com esta ferramenta, os formandos programam as suas próprias histórias, animações e jogos interactivos, explorando a linguagem de codificação numa interface visual atrativa e motivadora. Irão imaginar, criar e partilhar as suas ideias, explorando um conjunto de relações e ações, para a construção do seu projeto final.
Objetivos:
Com a conclusão deste curso, os formandos serão capazes de codificar as suas próprias histórias, jogos e animações interativas e compartilhar com os amigos. Durante esse processo, os formandos desenvolvem um pensamento crítico, um raciocínio sistemático e a capacidade de trabalhar colaborativamente.
Construct – 10 a 15 anos
O editor visual Construct será a ferramenta a usar para aprender, programar e definir o pensamento e raciocínio lógico para o jogo definido. Os formandos irão criar jogos 2D, com a interface e ferramentas do Construct, criar menus básicos e personalizados de um jogo. Serão dadas ferramentas e recursos para a criação de jogos como o Pong, Breakout, Flappy Bird, Nave, Super Mario Bros, entre outros. Aprender a lógica de programação no Construct, será o grande desafio para os formandos.
Objetivos:
Com a conclusão deste curso, os formandos serão capazes de criar jogos de computadores em HTML5 através de um editor de jogo 2D. Um sistema de lógica baseado em comportamento, onde os iniciantes à programação podem aprender mais rapidamente os princípios e conceitos da programação de uma maneira acessível e fácil de entender.
Unity – 12 a 17 anos
Editor do Unity será a ferramenta a usar para a iniciação à programação. O formando ficará a conhecer todo o Editor do Unity e entender as principais funcionalidades e componentes, iniciar o caminho da lógica de Programação na Linguagem C#, criar jogos para computadores, telemóveis e tablets, desenvolver um projeto de jogo em 2D e até de realidade aumentada.
Criar projetos inspirados em jogos famosos como AngryBirds, Candy Crush, FlappyBird, TimberMan e Aventura ou Plataforma em 3D.
Objetivos:
Com a conclusão deste curso, os formandos serão capazes de usar um editor para a criação de jogos, e iniciar a lógica de programação com a criação de um jogo interativo 2D.